Astransp

Como a Astransp atua

A Astransp representa as empresas de ônibus urbano de Juiz de Fora que, na prática, realizam a operação do transporte: compra e manutenção da frota, custeio de salários e benefícios sociais da mão de obra, entre outras obrigações. À Astransp compete ainda comercializar os créditos de cartões eletrônicos e confeccionar os cartões de modalidades com gratuidade. Além de investir em segurança, tecnologia, informação e meio ambiente no que se refere ao setor.

Em Juiz de Fora, como na maioria das cidades, o transporte coletivo urbano é uma concessão pública de prestação de serviço. Por isso, a gestão do sistema é de responsabilidade da Secretaria de Transporte e Trânsito, que define itinerários, horários e gerencia o trânsito. Além disso, é ela que calcula o preço da tarifa, que é aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte com aval dos poderes Legislativo e Executivo.

Compromisso com o desenvolvimento

Juiz de Fora é uma das cidades com um dos transportes coletivos mais confiáveis e seguros do país e um dos municípios em que o transporte urbano mais participa do dia-a-dia da comunidade. A Associação é responsável por um padrão de qualidade que diferencia a cidade, concretizando os projetos de gestão e modernidade para o transporte. A Astransp investiu na construção de viadutos, ruas, projetos de infraestrutura ligados ao setor e realiza, permanentemente, investimentos sociais. A frota, de excelente qualidade, supera 550 ônibus, que transportam mais de 9 milhões de passageiros por mês.

Bilhetagem Eletrônica

O sistema de bilhetagem eletrônica, que agiliza o embarque através do uso de cartão inteligente, em Juiz de Fora utiliza uma tecnologia inovadora, segura e prática. O cartão eletrônico Passe Fácil é dividido em categorias, que abrangem os diversos tipos de gratuidades e as modalidades para usuários pagantes. Para quem utiliza o Passe Fácil através de vínculo empregatício, o cartão é o Vale-Transporte. Já o do tipo Comum serve aos demais usuários pagantes, destinado a uso pessoal. O cartão funciona por simples aproximação com o validador, agiliza o embarque e, entre outras vantagens, gera segurança, reduzindo a circulação de dinheiro nos ônibus.

Para completar a modernização do transporte local, também foi implantada a inversão de fluxo, com entrada de todos os passageiros pela porta da frente. Este modelo de embarque e desembarque é realizado com sucesso em muitas outras cidades. A roleta na frente é considerada uma tendência mundial. A inversão de fluxo proporciona mais conforto aos usuários do transporte coletivo, aumentando a ocupação útil dos lugares, sem alterar o número de assentos preferenciais. Além disso, com motoristas e cobradores mais próximos, há uma intimidação de assaltantes, além de evitar acidentes, pois o passageiro ao desembarcar, não atravessa na frente dos ônibus. O sistema também faz uma integração social, eliminando a diferença, no embarque, para as gratuidades.

Estrutura e Tecnologia

Na sede da Astransp está instalada a Central de Bilhetagem Eletrônica, que capta todos os dados do sistema, um dos mais inteligentes disponíveis no mercado nacional. Toda informação de cada categoria de cartão, gratuidades, horários de pico e muitas outras são compartilhadas com a Secretaria de Trânsito para gestão do transporte. O atendimento às empresas é online e a venda de créditos, inclusive para usuários do tipo Comum, é feita pela internet, no site da Astransp (www.astransp.com.br).

Loja Virtual e Recarga Fácil

A Loja Virtual é um recurso de grande importância disponível no sistema da Astransp. Desde sua implantação a Loja Virtual agiliza o trabalho de milhares de empresas que precisam cadastrar e recarregar os cartões Passe Fácil Vale-Transporte de seus funcionários. O Recarga Fácil disponibiliza todo acesso para cadastro e recarga também dos cartões do tipo Comum. O processo evita que usuários se desloquem com dinheiro ou cheques até os pontos de venda, como acontecia quando o sistema era feito com bilhetes de papel. Isso garante facilidade de compra e mais segurança.

Sistema de câmeras de última geração ajuda a reduzir assaltos a ônibus

A Astransp dispõe de um dos mais modernos sistemas de monitorização por câmera do transporte coletivo. Usando tecnologia israelense, das mais avançadas do mundo, oferece maior segurança a funcionários e usuários. São quatro câmeras filmadoras com gravadoras de imagem digital disponíveis para conferência por prazo determinado por lei, abrangendo a visãoexterna do veículo, das portas e o interior do ônibus. O sistema supera as determinações da Lei 12.010/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade do equipamento em toda a frota do Município,garantindo maior controle de tudo o que acontece no interior de cada veículo.

Conservação de abrigos

A manutenção dos pontos de ônibus de estrutura metálica da área central de Juiz de Fora são de responsabilidade da Astransp e, nos bairros, de cada empresa, conforme sua região de abrangência. A Astransp mantém equipe permanente para reparos. Periodicamente, os pontos passam por melhorias, seguindo os parâmetros e necessidades estabelecidas pelo gestor do sistema, como foi o caso da revitalização de todos os engenhos da Av. Rio Branco. É a Settra, em conjunto com outros órgãos da Prefeitura, que determina sobre parcerias para reformas, design das estruturas e locais de instalação de novos abrigos.

Periodicamente, todos os pontos da área central são revitalizados seguindo os parâmetros estabelecidos pelo gestor do sistema. Em parceria com a Prefeitura, os abrigos da Rio Branco, por exemplo, receberam recentemente uma chapa metálica na parte de baixo para evitar transtorno aos usuários quando chove.

A Astransp mantém uma equipe permanente para reparos e, rotineiramente, os executa de acordo com cronograma definido pela Secretaria de Transportes, que recebe as solicitações de usuários.

Transporte Irregular

A Astransp mantém parceria com a Prefeitura (através da Secretaria de Transporte e Trânsito - Settra) e a Polícia Militar, desde 2001, no sentido de coibir o transporte irregular. As operações envolvem efetivos da PM, agentes de trânsito, além de carros e motoristas cedidos pela Astransp. Com este trabalho, aperfeiçoado ano a ano, em Juiz de Fora só circulam veículos legalizados. Isso representa segurança para o usuário e maior controle sobre o tráfego, sobre a frota de ônibus e a qualidade do serviço oferecido.

Investimentos no Trânsito

A Astransp foi uma das idealizadoras e é parceira da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset) desde sua constituição. Atua em projetos de melhorias no trânsito e na organização do Fórum das Comsets, que reúne autoridades do setor e comissões de várias cidades do Estado. O evento, realizado periodicamente, cria oportunidade para que os segmentos envolvidos discutam temas que ressaltem a importância de um trânsito de qualidade e seguro. Todos os anos, a Associação participa ativamente da programação da Semana do Trânsito, geralmente realizada em setembro, com foco na educação e conscientização.

Cidadão do futuro

Sempre que solicitada, a Astransp é parceira de setores-chave que apostam no desenvolvimento de Juiz de Fora. Um dos projetos mais simpáticos é o da Transitolândia, instalada no Batalhão de Polícia Militar, bairro Santa Terezinha. A Transitolândia prepara o pedestre e o motorista do futuro, ensinando a milhares de crianças, todos os anos, as regras e a boa convivência no trânsito. Ações como esta, que buscam um trânsito mais gentil, mas humanizado, sempre recebem apoio e conquistam o envolvimento da Astransp. A Astransp ajuda na sua manutenção, investindo, por exemplo, na doação de bicicletas e de um ônibus para transporte dos usuários mirins ao local. Para ampliar a estrutura visual da minicidade, a Astransp construiu no local uma minisede da Associação, com espaço para exposições e painel contando a história das empresas. Um novo mini-ônibus com as cores da Astransp e um mini-abrigo também complementam o cenário e ajudam a fazer a interação das crianças com o transporte coletivo urbano de Juiz de Fora.

Astransp ajuda a agilizar ocorrências no trânsito

O Sistema Integrado de Atendimento ao Trânsito (SIAT), parceria da Prefeitura de Juiz de Fora e Polícia Militar, também conta com importante apoio da Astransp. A associação doou o primeiro veículo equipado com escritório completo - computador, internet, impressora e mobiliário - que faz o atendimento das ocorrências sem vítimas. Ele circula com um agente municipal de trânsito e um policial militar garantindo maior agilidade nas ações, inclusive com registro de boletim via Internet.O sistema agrega recursos ao trabalho de policiamento ao integrar as ações da Secretaria de Transportes e Trânsito e do Pelotão de Trânsito da 3ª Companhia de Missões Especiais. A viatura doada pela Astransp tem a competência de produzir o Boletim de Ocorrência de acidentes de trânsito sem vítima, fornecendo o número do protocolo à pessoa envolvida. Além disso, o agente municipal e o policial militar desempenham o papel de mediadores de eventuais conflitos.

Presença no turismo

Outra iniciativa que conta com a participação ativa da Astransp é o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O Conselho tem como objetivos orientar, incentivar e promover o turismo em Juiz de Fora. Seus conselheiros desempenham papel fundamental na formulação de uma política pública para o turismo de Juiz de Fora. A Astransp, além da participação operacional pretende ser um veículo de propagação do desenvolvimento deste setor na cidade. O turismo começa a fazer parte das ações da Associação tanto em projetos próprios quanto em incentivos ao conhecimento de pontos turísticos da cidade. É o caso do projeto Olhar sobre Rodas, que insere o transporte coletivo como veículo de propagação do turismo na cidade. Na forma de concurso cultural, a Astransp lançou a fotógrafos amadores e profissionais um duplo desafio: clicar de dentro dos ônibus monumentos e pontos turísticos locais, levando-os a reconhecer no seu itinerário rotineiro os marcos da cidade.

Incentivo ao Esporte

O esporte que valoriza a cidade, também conta com o apoio da Astransp. O Tupi, em 2012, pôde contar com o patrocínio da Associação para participar do Campeonato Mineiro. Foi o oitavo ano em que recebeu o incentivo.

A Astransp apoiou ainda a Meia Maratona da Saúde e o terceiro circuito de esportes X-TERRA CAMP Juiz de Fora, que acontece em meio à natureza ao redor da represa Dr. João Penido Filho. E, pelo segundo ano consecutivo, a Associação ancorou as provas do Duathlon Thiago Machado 2012. O evento, criado em 2005, para homenagear o triatleta Thiago Machado dos Santos, cresce a cada ano, em número de pessoas envolvidas e estrutura. A prova atrai atletas de todo o país, sendo de grande destaque entre os duathlons terrestres do Brasil.

Busca por linhas

Selecione uma das opções e digite o número, nome ou itinerário da linha.


Rua Espírito Santo, 296 | 36020-000 | Juiz de Fora | MG | Fone: (32) 3228 9700 - Fax: (32) 3228 9707

Handcom Agência Digital